Catálogos de serviços de TI

Repnet      segunda-feira, 15 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Catálogos de serviços de TI 

 

 

Dentro de grandes organizações, nós entendemos a dimensão de serviços e tarefas dentro de todos os setores, o que, muitas vezes, traz grande confusão entre seus gestores. 

 

Hoje, a Repnet traz, para você, uma dica que pode facilitar a compreensão dos seus processos internos. Continue neste artigo! 

 

Existe uma ferramenta chamada de “catálogos de serviços” que pode ser usada por qualquer seção de uma instituição, mas usada principalmente pelo TI por ser uma área bem extensa. 

 

Trata-se sobre uma documentação (que pode ser física ou digital) que lista todos os serviços oferecidos pela gerência do sistema de informática de determinado lugar. 

 

Esse documento pode ser emitido através de duas situações: 

 

1- Nos setores internos da mesma empresa, ou seja, implementação da política do uso de catálogos de serviços e tarefas que devem ser entregues; 

2- Obtenção pela contratação de uma entidade de TI terceirizada, onde o catálogo de serviços funciona como uma espécie de contrato firmando os serviços prestados ao contratante. 

 

O catálogo de serviços é um instrumento bem esclarecedor na hora da administração resolver problemas dentro de uma empresa, sabendo assertivamente quem solicitar. 

 

O documento também pode ser usado para medir os índices de desempenho que a empresa tem adquirido. 

 

Pode também medir sua expansão mercadológica, que são os serviços que a mesma está cobrindo comparada a sua concorrência. 

 

Antes da contratação de qualquer terceirizado ou serviço de outsourcing vale também checar cada um dos catálogos para melhor verificação de qual opção será mais compatível com a necessidade da organização. 

 

Algumas terceirizadas já oferecem um catálogo “personalizado”, que varia de acordo com a demanda de cada empresa. 

 

Gostou dessas dicas? Encontre-nos também nossas redes sociais para ficar por dentro de mais assuntos como esse! 

Comentários