Como lidar com o isolamento social trazido pela tecnologia

Repnet      quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Como lidar com o isolamento social trazido pela tecnologia 

 

 

Atualmente, quase todas as nossas tarefas diretas estão condicionadas ao uso da tecnologia.  Os equipamentos eletrônicos diversos (desde computadores a jogos digitais) são, hoje, parte do cotidiano das pessoas, seja para trabalho ou para descontração. 

 

Porém, há uma linha tênue entre o uso correto (e saudável) de tais aparelhos e dependência que os usuários desenvolvem.  

 

A dependência tecnológica é um conceito novo que psicólogos têm trabalhado principalmente nessa nova geração. Ela é caracterizada pela extrema necessidade de estar visualizando as redes sociais, baixa sociabilidade, baixa estima (o que pode fazer a pessoa buscar aprovação nas redes sociais), e irritabilidade por não estar com celular na mão ou não poder acessá-lo. 

 

Existem alguns estudos disponibilizados em bancos da internet que apontam um crescimento significativo de 60% dos usuários viciados no uso dos smarthphones entre 2014 e 2015. 

 

Os problemas de dependência com a tecnologia e internet são reais e precisamos abrir os olhos para eles, pois, muitas vezes, as pessoas se apegam à tecnologia com intuito de afastar de problemas reais como depressão, problemas na família etc. 

 

Então como lidar com tal realidade? Vamos lá! 

 

Peça ajuda! 

 

Para lidar com tal problema, é indispensável o acompanhamento com profissional do ramo da psicologia, pois, como bem sabemos, muitas vezes esse problema é proveniente de outros problemas. Então, a primeira dica está bem clara: peça ajuda a um profissional e, caso você não seja a pessoa com problema, consulte um profissional para ele lhe informar quais ações estão em seu alcance. 

 

Socialize! 

 

É muito importante sair com amigos e familiares, ter afazeres longe de casa seja por diversão ou a trabalho. Não adianta deixar de acessar a internet, mas, não ocupar a mente com algo benéfico.  Na empresa, é importante ter pequenas ações dos responsáveis de equipe ou departamento que motivem a interação das pessoas, bem como algumas dinâmicas. 

 

Converse com alguém! 

 

Assim como qualquer vício a falta de diálogo é um fator agravante, além de ser um ótimo jeito de afastar um pouco da necessidade de estar conectado, é mais visível para tratar os problemas reais que fazem a pessoa se acolher na tecnologia e na internet, claro se houver mesmo esse start. 

 

Por se tratar de um assunto bastante atual, ainda há muitos estudos por profissionais de diversas áreas para determinar circunstâncias e ter, cada vez, um diagnóstico mais preciso e rápido, para poder solucionar mais rápido o problema da dependência tecnologia. 

 

Se você curtiu esse artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares! 

Comentários